DICAS

Cuidados com o Mármore
ABRIR

Existem alguns cuidados com mármore a tomar, para ele se manter este ícone de bom gosto que sempre foi. A beleza do mármore é indiscutível e seu nível de sofisticação bate de longe a maioria dos materiais usados em tampos.

O uso de mármore para decoração e utilidades é quase tão antigo quanto a própria civilização humana. Segundo a história, isso é uns 3 ou 4 séculos antes de cristo.

A cobiça por esta pedra não é à toa.

Por ser uma pedra esculpida e produzida inicialmente pela própria natureza, uma peça nunca será igual a outra, especialmente, as peças de mármore com veios e as manchadas. Mas os cuidados com mármore são os mesmos.

Por tudo isso, a delicadeza da peça exige um cuidado especial para protege-la de manchas, arranhões e qualquer outro fator que denigra a qualidade ou aspecto desta peça de decoração.

Empolgou para saber desses cuidados? É só ler mais um pouco e vai saber:

O que é o Mármore;
Os benefícios do mármore na decoração;
Como proteger sua peça de mármore;
Como deixar o mármore feito novo;
As diferenças entre mármore e granito;
Os móveis clássicos que são produzidos com mármore.

Mármore: Artigo de Decoração da Natureza
ABRIR

A natureza é a principal fábrica de produção em massa no planeta todo. O mármore é apenas mais um produto desta indústria.

Este artigo é proveniente da modificação química do calcário e do meio onde se encontra.

O nome é apropriado, já que o termo metamorfismo é uma junção variante das palavras “meta” (transformação) e “morphe” (forma), ou seja, o mármore é formado a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão.

Porém, o processo que faz com que o mármore fique tão bonito quanto você gosta de ver, é bem mais prático (ou quase).

Após ser extraído, o mármore bruto vai para a serralheria e uma máquina gigantesca, chamada Tear, serra os blocos em chapas brutas.

Até ser fatiado, os blocos de mármore permanecem no Tear por cerca de 5 a 6 dias durante 24 horas.

Os Benefícios do Mármore
ABRIR

Antigamente todas as construções eram feitas em madeira, o que fazia que perdessem muito tempo quando havia incêndios, o que posteriormente teriam que fazer tudo novamente, sendo assim, começaram a usar o mármore para que não tivessem esse tipo de problema.

Exemplos de construções gregas feitas com mármore como o: Parthenon, o Templo de Zeus e o Templo de Artemis.

Ainda hoje, o mármore vem sido aplicado em monumentos de todo o mundo e apesar do passar dos séculos, esta beleza da natureza continua mantendo sua popularidade, graças a suas diversas características. Com isso, os cuidados com mármore continuam.

Porém, os benefícios desta obra da natureza vão além da resistência.

O mármore pode ser esculpido em qualquer forma que se imagina e possuí uma variedade de cores sensacional. Além disso, nunca, uma peça de mármore será igual a outra.

Por essas e outras, o mármore é um artigo de decoração tão cobiçado.

Mas toda essa cobiça tem seu preço.